30 anos de MEJ no Brasil!
Este ano, o Movimento Empresa Júnior completa seus 30 anos em terras brasileiras... mas você sabe como ele surgiu?
Aqui vai um textinho compartilhado pela Catalisa Jr., empresa júnior de Engenharia Química da UFRGS, sobre as origens do movimento:
![](https://static.wixstatic.com/media/657d93c686e44e2d9b543a6e1e42cbca.jpg/v1/fill/w_980,h_652,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/657d93c686e44e2d9b543a6e1e42cbca.jpg)
"A primeira empresa júnior
Foi em Cergy-Pontoise (nos arredores de Paris), no ano de 1967, que Pierre-Marie THAUVIN, aluno da ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (Escola Superior das Ciências Económicas e Comerciais), movido pelo desejo de compreender mais sobre a realidade do mercado em que iria atuar e de existir uma empresa profissional gerida por alunos, decidiu fundar a Junior ESSEC Conseil, uma associação que iria aplicar os conhecimentos adquiridos na academia em clientes reais do mercado.
Surge o movimento
O conceito iniciado na ESSEC acabou se difundindo, e logo alcançou as escolas de engenharia, administração, comunicação entre outras. Em 1969, foi fundada a CNJE (Confédération Nationale des Junior Entreprises), a primeira confederação de empresas juniores, que já reunia mais de 20 empresas juniores francesas e tinha como objetivo gerir e promover a marca “Empresa Júnior”.
O MEJ se espalha pelo mundo
Foi na década de 80 que o MEJ começou a se expandir pelo mundo. A primeira EJ fora do território francês surgiu em 1983, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Escola Politécnica Federal de Laussane) na Suíça. Foi no ano de 1988 que o movimento se espalhou para diversos países, como Brasil, Itália, Áustria e Dinamarca. Esse crescimento expressivo gerou a necessidade de uma federação que organizasse o movimento num cenário maior, e assim surgiu a JADE, a Federação Europeia de Empresas Júnior, que tem sua sede em Bruxelas. Após esse marco, a expansão foi ainda maior, atingindo países como Holanda, Reino Unido, Polônia, Portugal, entre outros.
O Movimento em terras brasileiras
O MEJ chegou ao Brasil, no ano de 1988, pelas mãos do brasileiro Daniel Alberto Bernard que, juntamente com o então presidente mundial do movimento empresa júnior Michel Béraud e com alunos da USP e FGV, fundou a EJFGV, a primeira EJ do Brasil e de toda a América Latina. A partir daí, o movimento apresentou um crescimento exponencial no mercado brasileiro. O que levou à fundação da Brasil Júnior, a confederação brasileira de empresas juniores, em 2003.
O movimento hoje
No Brasil hoje existem mais de 15 mil empresários juniores que fazem parte das 444 EJs federadas, e que realizam em média 4800 projetos/ano. Números esses que colocam a Brasil Júnior como a maior confederação existente dentro de todo o MEJ. Enquanto isso, do outro lado do oceano, a JADE comemora em 2017 seus 50 anos de MEJ com seus mais de 22.000 empresários e 300 empresas juniores, que movimentam em média 15 milhões de euros por ano. Esses números deixam claro o tamanho do impacto que o movimento gera no cenário mundial, que tende a aumentar com a constante difusão dos valores e da visão do MEJ em novos ambientes, como, por exemplo, nos EUA, que teve em 2016 a fundação da sua primeira EJ ligada a Universidade de Illinois."